Feiras de universidades para quem deseja estudar ou pesquisar na Alemanha

As feiras Estudar e Pesquisar na Alemanha 2010 não podem faltar na agenda de quem deseja ou já planeja uma estada numa universidade alemã, bem como de docentes e pesquisadores interessados em parcerias acadêmicas e científicas. Os eventos acontecerão no dia 12 de setembro no Hotel Pestana Copabacana, no Rio, dia 14 de setembro no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, e dia 18 de setembro no Goethe-Institut São Paulo. A entrada é franca e não exige inscrição prévia. Em São Paulo, a feira completa 16 anos e comemora o recorde de 23 expositores, em parte instalados num pavilhão erguido especialmente para o evento no estacionamento do instituto.
A turnê traz ao Brasil algumas das melhores universidades da Alemanha, como a de Göttingen e
a FU Berlin (eleitas entre as nove de excelência do país), a Bauhaus-Universität de Weimar (mundialmente famosa na área de design, arquitetura e comunicação visual), a de Colônia (a maior universidade da Alemanha) e a de Münster, que recém-inaugurou seu Centro de Brasileiro de estudos.
O estande da TU9 representará as nove principais universidades técnicas da Alemanha, dentre elas outras três das chamadas “Universidades de Excelência”. As universidades da Baviera terão igualmente um estande conjunto, sendo que a LMU e a TU de Munique também fazem parte do selecionado time “de excelência”.
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), ambos órgãos de bolsas e fomento institucional, o Centro Alemão de Ciência e Inovação e o Clube Humboldt do Brasil (este dois últimos somente em São Paulo) completam o elenco de expositores do meio acadêmico e científico alemão.
Questões sobre visto e permissão de trabalho, entre outras, poderão ser esclarecidas nos estandes da República Federal da Alemanha. O Goethe-Institut estará presente no Rio e em São Paulo, assim como a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), mediadora de estágios no exterior para estudantes. Como convidada, participa em todas as cidades a Campus France.
Uma novidade deste ano é a participação de universidades brasileiras nas feiras de Belo Horizonte e São Paulo. O objetivo é mostrar que o caminho para uma estada de estudo ou pesquisa na Alemanha passa muitas vezes por uma universidade brasileira, sobretudo para estudantes de graduação que precisam de reconhecimento dos créditos estudados no exterior. Isto só é possível quando há convênio neste sentido entre as instituições de origem e do exterior. Sendo assim, o DAAD convidou universidades brasileiras conveniadas com alemãs: UFMG, UFOP, PUC-Minas, Unifei, USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e PUC-SP, além das agências de fomento Fapemig e Fapesp. Em São Paulo, a emissora Deutsche Welle e a Senator Turismo completam o leque de expositores.


Mais informações no site da turnê: Aqui

Extraído de: Daad: Aqui